Como criar um pendrive bootável com ISO´s Linux

 


   






    Olá galerinha, vamos começar várias resenhas e dícas para linux, para tanto, é necessário que saibamos como instalar cada distribuição, neste momento você deve estar se perguntando: "Distribuição?".

    Vamos discutir alguns jargões antes de começar:

  • Distribuição: Como o linux é software livre e código aberto (isso quer dizer que você pode ler o código fonte dele e modificar ele, "melhorar" ou personalizar), qualquer empresa, grupo de pessoas ou mesmo uma única pessoa pode "criar" um linux e "distribuir" seu próprio linux, por isso o nome distribuição.
  • Versão: agora que você entendeu o que é distribuição, então já dá pra entender o a sacada da versão. Se partirmos do princípio de que qualquer um pode criar um linux, a pessoa, grupo ou empresa que criou este novo linux pode criar inovação, atualizações e melhorias nele, consequentemente criando "versões", entendeu?

    Muito bem, as distribuições são entregues por download geralmente no formato de imagem ISO. A imagem ISO ou arquivo ISO, trocando em miúdos, são tudo que é necessário para instalar o sistema operacional completo e/ou rodá-lo sem instalar, sim, rodá-lo diretamente no pendrive, sem a necessidade de instalar o sistema operacional. 

    Óbvio que se você for utilizar o sistema operacional diretamente no pendrive sem instalá-lo você terá uma forte perda de performance, equiparando com o mesmo sistema operacional plenamente instalado na máquina. Quando ele é utilizado diretamente no pendrive, ele utiliza a memória RAM por isso a perda de performance frente a ele instalado, mas, com esta proposta você pode utilizar várias ferramentas e apreciá-lo antes de instalar e ter uma noção de como ele se portará depois de instalado.

    Bem chega de lenga-lenga e vamos a criação de um pendrive pronto para instalar seu linux ou usá-lo no modo live (rodando no pendrive sem instalá-lo). Para o nosso truque vamos utilizar como exemplo a distribuição MX Linux.

    Para obter a imagem ISO (arquivo ISO) acesse: MX Linux , irá abrir o site como na imagem abaixo, escolha a que melhor convier:


    Depois de feito o download (ele terá, em tamanho algo próximo de 2Gb, dependendo da distribuição este valor pode ser maior) você necessita de um programa que pegue esta ISO e jogue dentro do pendrivre já no formato para instalação ou utilização em modo live, e para isso vamos utilizar um programa bem pequeno e bem simples ele se chama Rufus e você pode baixar ele neste link.

    Vai abrir a página, desça um pouquinho e você vai encontrar algo como na imagem abaixo clique e baixe ele: 

    Agora você tem tudo que necessita para nosso trabalho, vá na pasta em que você baixou o rufus e dê um duplo clique (execute-o) aparecerá a sequinte tela:

    Com a tela aberta você clica em SELECIONAR:


    Ele vai abrir uma tela para você procurar a ISO, a imagem do MX Linux que você baixou, escolha e clique em "abrir", pronto está tudo certo, agora é só clicar no botão iniciar:

    E ele vai apagar todo o conteúdo do pendrive e colocar os arquivos necessários para instalar o MX Linux, neste caso. 

    Quando terminar, coloque o pendrive na USB do computador ou notebook que você queira testar o linux ou instalar o linux e inicie-o através pelo pendrive, infelizmente, esta parte é muito personalizada para cada máquina, pois depende do fabricante da placa mãe para configurar a máquina para iniciar (dar o boot) pelo pendrive, por isso esta parte peço que procure na internet como fazer isso, é simples e eu acredito em você!

    Bom, deu o boot pelo pendrive? Então com certeza já deve estar rodando seu línux, parabéns!!! Aqui nós fizemos com MX Linux mas para outro linux é a mesma coisa a única coisa que muda é o site para o downloado do linux pretendido, grande abraço eu fico por aqui, até a próxima e fique com Deus!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ion-button e ion-card

Ion-badge e ion-breadcrumbs

O AWT: Ninguém tá usando o AWT?